O Litoral Brasileiro, com seus oito mil quilômetros de extensão apresenta uma diversidade de rara beleza. Os inúmeros ambientes naturais, como; praias, dunas, falésias, coqueiros, lagos, mangues, que, associados às condições climáticas, constituem cenários de verdadeiros paraísos ecológicos. Ao longo da costa do Brasil é onde está presente uma grande parte do seu potencial. A grande diversidade de culturas, costumes e tradições apesar de serem bastante distintas, possuem o mar um ponto em comum.

O Oceano Atlântico banha todo o litoral brasileiro, e é nele que habita uma das maiores quantidades e variedades de vida marinha. O mar com as suas espécies marinhas, sempre fascinaram e estimularam a curiosidade e imaginação do ser humano. Desde os primórdios de nossa era, lendas sobre monstros marinhos, baleias, tubarões e sereias, ajudavam a aumentar os mistérios desse planeta azul e enaltecer a coragem daqueles que nele se lançavam. O desconhecimento gerava uma forte relação de respeito do homem pelo mar

Com o crescimento desordenado e predador da nossa civilização, o ser humano não procurou conhecer o mar, perdendo ao longo dos anos totalmente o respeito por seu planeta, colocando em risco todos os ecossistemas que necessitava para viver. No mar o despejo de resíduos industriais, a pesca predatória e a falta de regulamentação e proteção da época da desova colocaram várias espécies em risco.

Todos esses abusos acabaram gerando uma reação do próprio homem, que começou a tomar consciência da gravidade da situação. Por isso, estamos entrando em uma nova era em que a necessidade de preservação da fauna e flora passou a fazer parte do nosso cotidiano.

É possível conceber um equilíbrio onde, de forma racional, o homem consiga obter do mar algumas de suas necessidades, como alimentos, energia, turismo, etc., sem por em risco a sobrevivência das espécies que ali habitam.

Uma condição básica para que isso ocorra é possuir um conhecimento mais profundo desse ecossistema. É nesse sentido que o projeto de filmes Dives Brasil visa preencher uma lacuna existente no conhecimento que nós brasileiros e o mundo possuem sobre o nosso litoral.
 



O Projeto Dives Brasil é uma série de filmes documentários para para pessoas que gostam de aventura, esportes, turismo, cultura, viagem, ecologia e mergulho. Mostra em belíssimas imagens aéreas, terrestres, marinhas e submarinas, os principais pontos turísticos/históricos e aspectos culturais da região em foco. Depois mergulha em naufrágios e em locais onde se concentram as maiores quantidades da fauna e flora subaquáticas, tudo isso com uma narração educativa e belíssima trilha sonora.

Serão dezessete títulos ao todo, em que está sendo documentando todo o litoral brasileiro.

Os três primeiros filmes da série já foram lançados e estão comercializados:

1 - Parcel Manoel Luis (Maranhão) - Um dos maiores cemitérios de navios do mundo;
2 - Ceará - A Terra do Sol;
3 - Arquipélago de Fernando de Noronha
.

 


 

A série Dives Brasil não pára! Ao optarmos pelo Estado do Rio de Janeiro para ser o quarto título da série de filmes, estamos certos de produzir um documentário e mostrar uma das regiões mais bonitas e exóticas do mundo pelo ar, terra, mar e fundo do mar.
 


 

 

 


 

© 2014 Dives Brasil